top of page

Chegada das Primeiras Irmãs no Brasil e Fundação do Lar D. Luís Caburlotto em Santa Rita do Passa Quatro - SP

Atualizado: 18 de jun.


Irmãs Pioneiras

O Instituto das Filhas de São José, fundado em Veneza a 30 de abril de 1850 pelo Beato Padre Luís Caburlotto, veio para o Brasil no ano de 1927.


Em 1925, ano jubilar, achava-se na Itália, Dom Silvestre Maria Asconati, Beneditino Olivetano, Missionário no Brasil com um amigo que fora visitar a filha no Colégio São José, em Vittorio Veneto, encontrou-se aí com a então superiora do Colégio, Madre Rosária Carraro. Na conversa, discorrendo sobre o Brasil, campo imenso de trabalho apostólico missionário, a Madre manifestou o desejo do Instituto se estabelecer neste país da América do Sul.


Em 1926, a Madre Rosária Carraro, foi eleita Superiora Geral do Instituto, com sede em Veneza – Itália.

Neste interim, em Santa do Passa Quatro, cidade do Estado de São Paulo, Monsenhor Manuel Vinheta, pároco daquela cidade, interessou-se em fundar um Colégio dirigido por Irmãs Religiosas. Dirigiu-se ao Bispo de Ribeirão Preto – Dom Alberto José Gonçalves – para conseguir uma comunidade religiosa feminina que se responsabilizasse pela formação da juventude do lugar.


Dom Alberto dirigiu-se, por sua vez, a Dom Silvestre Maria Asconati. Beneditino Olivetano do Mosteiro de Santo Antônio, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo.

Ele Recordou-se da conversa que tivera na Itália com a Madre Rosária Carraro. Comunicaram-se através de cartas e o Instituto aceitou a nova fundação preparando as primeiras religiosas para iniciarem a desejada obra educacional.


A notícia alegrou o povo santarritense e o Vigário, Monsenhor Vinheta. As primeiras Irmãs partiram de Gênova no dia 25 de maio de 1927, com o navio Vittorio Emmanuele II. Chegaram em Santos no dia 10 de junho de 1927. De Santos dirigiram-se para São Paulo, onde foram hospedadas na Casa das Irmãs de S. Vicente. Em 12 de Junho chegaram às 15h em Santa Rita, as primeiras Irmãs: Madre Dositéa da Ré (Superiora), Irmã Escolástica Hartwagner, Irmã Filomena Sebastiani, Irmã Augusta Grosso e Irmã Romana Scagnolari e foram recebidas com calorosas manifestações de alegria por todo o povo.

Nessa mesma tarde a cidade se revestia de galas e júbilo, para acolher de forma festiva as Irmãs, na estação. As autoridades da cidade também estavam presentes, para prestarem a homenagem de boas-vindas às recém-chegadas.


Após as palavras do prefeito Dr. Alcides Ribeiro Meirelles, o Coronel Vitor de Souza Meirelles levou as Irmãs à Igreja Matriz da cidade, atual Santuário de Santa Rita de Cássia, lá fizeram visita ao Santíssimo Sacramento e, em seguida foram para casa, onde cumprimentaram a todos, ficando ao final apenas duas senhoras: Carolina da Silva Lima e Marieta Mussolini, que serviram o jantar e retiraram-se deixando as Irmãs entregues a realidade dos acontecimentos do cotidiano.


Um mês depois, chegou Irmã Feliciana Petris (devido a problemas com o seu passaporte, não pode vir junto com as demais Irmãs).

Grandes foram as dificuldades nos primeiros tempos, principalmente o estudo da nova língua, tão necessária no desempenho da sua missão de educadoras.

Foram grandes os sacrifícios dos primeiros tempos: língua diferente, costumes diferentes e condições financeiras dificílimas.


Mas o Senhor colocou a sua mão e tudo abençoou e as seis heroínas assumiram para valer o trabalho educacional, enfrentando todos os obstáculos e dificuldades iniciais. Em 1º de julho do mesmo ano (1927), abriram o curso pré-primário. Mais tarde, abriram também o primário, com a aprovação das Autoridades Escolares.


Com enormes esforços e sacrifícios sem conta, conseguiram comprar o terreno e construir a nova Casa que deveria abrigar a Comunidade Religiosa, meninas internas e o Externato.

Hoje, ao celebrar 97 anos de presença em terras brasileiras e em terras santarritenses, temos a alegria de agradecer a Deus pela sua Divina Providência que sempre nos acompanhou e pelo Beato Padre Luís Caburlotto que já havia profetizado: “Minhas filhas se estabelecerão na América e depois em Roma”. E assim aconteceu. E hoje, ele nos ensina a cada dia como exercer este “Nobre Ministério de Educar com Amor”.



Lar Dom Luís Caburlotto - Santa Rita do Passa Quatro

4 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page